Evangelização

Artigos

Perguntas e Respostas

Comentário sobre os temas nas respectivas postagens

Para outros comentários e sugestões clicar o link COMENTÁRIOS DIVERSOS

domingo, 7 de dezembro de 2014

FOI A IGREJA CATÓLICA QUE AGRUPOU E PRESERVOU OS ESCRITOS DA BÍBLIA?

PERGUNTA: “gostaria que analisasse esse vídeo sobre esses pastores adventistas sobre o apocalipse e a besta” – Leonardo

Olá, Leonardo.
Introdução:
Abri o yotube mencionado
https://www.youtube.com/watch?v=99mkhq5h5ic       ao que parece da igreja protestante Adventista “ TODOS NA MIRA 02 - 09.04.2013” com diversos assuntos com a participação de cinco pastores,  e dos temas escolhi o sugerido por você e um outro sobre a preservação da Bíblia pela Igreja  Católica Apostólica Romana.
Ficou um pouco longo, mas fiz um resumo da história que já exprime bem o papel da Igreja Católica (ICAR) e que vou publicar em partes.
1ª PARTE
Dei uma passada no vídeo. Dentre um acerto aqui e outros erros ali, cheguei a pensar que “besta” eram os cinco pastores...  Mas vamos ao que interessa no seu comentário, sobre apocalipse e besta, mas antes, sobre a Bíblia.
1º. A Igreja Apostólica Romana que agrupou e preservou os escritos da Bíblia?”
Meu comentário: Já abordei anteriormente sobre o tema em meu site, no link http://diacononarelvi.blogspot.com.br/search/label/BIBLIA
Em revezamento, os pastores argumentam contra a Igreja Católica. Caminharam mais ou menos certos num ponto ou outro sobre o tema, mas erraram completamente quando quiseram defender seus pontos de vista contra a Igreja Católica.
2º. Disseram que o NT levou séculos para ser escrito.
Meu comentário. Não é verdade, pois se sabe que no final do ano 100 (1º século)  toda a bíblia já se encontrava escrita. O ultimo livro a ser escrito foi apocalipse, ano 90, e no Concilio de Cartago, ano 397, no cânon 36 já constava a lista de todos os livros da bíblia, ratificados em outros concílios posteriores.
Ora, então a bíblia já se encontrava composta no primeiro século.
2ª PARTE
3º. Contestaram que a Igreja Católica tenha sido a guardiã da Bíblia desde o início, argumentando sobre o AT.
Meu comentário. Ideia caduca porque o AT antecede a Cristo e, portanto, já se encontrava escrita antes de nascer Jesus e a Igreja Católica. Porém, com relação ao NT é inegável que a sua preservação deve-se ao catolicismo.
Primeiro todos os autores do NT formavam a primitiva Igreja Cristã e futura Igreja Católica, Apostólica Romana.  Porém, a certa altura, um dos pastores dividiu a preservação da Bíblia, além da Igreja Católica Apostólica Romana, também aos judeus massoretas, aos cristãos coptas e a Igreja Ortodoxa contribuíram. Pois bem! Quem são eles?
          3ª PARTE
Judeus massoretas “eram os escribas judeus que se dedicaram a preservar e cuidar do manejo do texto hebraico do Velho Testamento. Às vezes o termo também é empregado para o comentarista judeu do livro sagrado. Eles substituíram os escribas (Sopherins) por volta mais ou menos do ano 500 A.D. e prosseguiram em seu dedicado trabalho até o ano 1.000 A.D.”.
Cristãos coptas: são membros das várias igrejas cristãs existentes pelo mundo, sendo uma das mais antigas da História e particulares em suas origens, já que fora a primeira igreja cristã estabelecida no continente africano. Sua origem está na pessoa de São Marcos.
Igreja Ortodoxa: foi iniciada no ano de 1054 quando houve um cisma na Igreja Cristã – de um lado, permaneceu o Catolicismo, submetido à autoridade papal; do outro, várias igrejas orientais uniram-se em torno do poder do Patriarca de Constantinopla, constituindo a Igreja Católica Apostólica Ortodoxa, mais conhecida como Igreja Ortodoxa, dos cristãos ortodoxos.
4ª PARTE
Muito bem! Como visto, os judeus massoretas, mesmo durante o inicio do cristianismo (A.D. significa anno domini = Ano do Nosso Senhor), como judeus, cuidavam dos textos do AT, pois não “perderiam seu tempo” copiando ou traduzindo sobre história de Jesus. Os cristãos coptas e ortodoxos são religiões derivadas do cristianismo católico. 
Logo, de um jeito ou de outro se deve primordialmente à Igreja Católica a preservação da bíblia como um conjunto de livros que contém as Escrituras do A.T. e N.T. (na Bíblia não existe a palavra bíblia, mas apenas Escrituras), um do tempo dos judeus e o outro dos cristãos.
Afirmo com certeza que os protestantes não participaram dessa preservação a não ser do uso da Bíblia depois do movimento da Reforma Protestante no ano 1517 liderada pelo monge Lutero (católico), formando-se daí a primeira igreja protestante Luterana.  Portanto, já pegaram a bíblia pronta, e assim mesmo com sete livros tirados por Lutero do AT.
5ª PARTE
Para não dar a mão à palmatória o pastor improvisou também uma explicação que não tira o mérito da Igreja Católica.
Vejamos. Para ironizar a ICAR disse que ela preservou a bíblia de duas maneiras:
I)             Que Monges católicos enclausurados no deserto, rezavam e copiavam a bíblia e não tinham ligação com o Vaticano.”
Meu comentário. Portanto, reconhecem os pastores que os monges eram católicos, rezavam e copiavam a bíblia. Ótimo!  
E a falta de ligação com o Vaticano atribui-se a distancia territorial e outras dificuldades dedutíveis, e não por desobediência, separação doutrinária ou religiosa da sede católica, o que é plenamente compreensível lembrando que até poucos anos atrás pela mesma dificuldade de distância o Papa não se deslocava de Roma e nem nós o visitávamos ou o víamos pessoalmente, hoje facilitado pela televisão, meios de transportes, etc.
6ª PARTE
II) Que “A igreja católica oficial, em boa parte da idade média e moderna a igreja PROIBIU que a bíblia fosse levada às mãos do povo.”.
Meu comentário.  A Igreja  Católica nunca proibiu a leitura da bíblia na idade média nem em tempo algum, mas tomou alguns cuidados aonde se fizeram necessários através de uma orientação no sentido de que os textos bíblicos fossem lidos sob a assistência do Magistério devido a edições deturpadas. Portanto, são posturas bem diferentes.
Assim mesmo essa decisão foi regional como aconteceu nos concílios de Tolosa no ano de 1229 e Tarragona em 1234, e durou muito pouco tempo e se restringiu a leituras de textos vernáculos sem aprovação eclesiástica para inibir a heresias dos Cártaros.
7ª PARTE
A propósito, ainda hoje a Igreja recomenda aos católicos cautela na leitura da bíblia protestante justamente porque muitas delas contêm deturpações.
A preocupação naqueles séculos encontra eco nos dias de hoje porque com a liberdade de interpretação da bíblia pregada pelos protestantes, de uma só igreja separada, a Luterana no século 16, hoje contamos com milhares de denominações que se autodenominam de “evangélicos”, como, v.g., a Metodista, Quadrangular, Assembleia de Deus, Igreja da Graça, Deus é Amor, Presbiteriana, Igreja Adventista do Sétimo Dia, e outras de nomes curiosos como Igreja Este Brasil é Adventista, Igreja do Manto Branco, Igreja dos Habitantes de Dagir, etc. etc. muitas delas criadas recentemente como a lucrativa Igreja Universal do Reino de Deus, mas todas mantendo o mesmo propósito protestante contra a Igreja Católica.  
8ª PARTE
Voltando à circulação da bíblia pela no finalzinho da idade media e inicio da idade moderna, existe uma estatística de edições bíblicas que revelam a circulação de bíblias entre os de 1453 a 1522 na Alemanha, Itália, Hungria e outras regiões, portanto, antes do protestantismo ou logo no seu comecinho, sem desconsiderar o inicio da bíblia impressa (Gutenberg) entre 1425-1456 antes do protestantismo de 1517.
E se hoje muitos não conseguem interpretar corretamente a bíblia por questão cultural, imaginem como era na idade média ou inicio da era moderna. E piora ainda no protestantismo onde qualquer um, mesmo que analfabeto ou semianalfabeto interpreta ao seu bel prazer a Palavra de Deus, ou seguem aleatoriamente o que “ensinam” pastores na diversidade de denominações evangélicas levando seus congregados a constante rodizio de seitas.
9ª PARTE
Todos devem ler a Bíblia, mas a orientação e interpretação são da Igreja Católica.
No catolicismo todos devem ler e estudar as Sagradas Escrituras, porém, sem jamais trilhar por interpretações particulares. Tenha-se em conta que “A chave de leitura das sagradas Escrituras é Jesus Cristo, na fé transmitida pelos apóstolos, ou seja, dentro da Igreja. É por isso que a Igreja, como uma mãe zelosa, orienta que as traduções da Bíblia sejam sempre ornadas com notas de rodapé, justamente orientando o fiel a ler os textos em consonância com a fé de sempre”. Complementando: Está, portanto, claro que a Igreja nunca proibiu a leitura dos livros sagrados. O que ela teve sempre foi o cuidado, o zelo em garantir que a interpretação das Sagradas Escrituras fosse feita dentro do espirito com que seu autor a inspirou. Por isso é que o Papa Emérito Bento XVI frisava sempre que a Igreja Católica Apostólica Romana não é a religião de um livro, mas de uma pessoa: JESUS CRISTO, o qual continua vivo na sua Igreja, nos seus santos ao longo dos séculos e é esta Igreja que tem a missão de interpretar a Bíblia”.
10ª PARTE
3º. Disse ainda um dos pastores que a “Igreja escondeu a bíblia do povo e uma vez que a bíblia foi escondida Deus aproveitou dessa situação para que a bíblia fosse preservada.”.
Meu comentário. Que descalabro! Já sabemos que isso não é verdade.  Porém, ao interpretarem os pastores que “Deus aproveitou-se dessa situação para que a Bíblia fosse preservada” então estão reconhecendo e confirmado que foi por vontade de Deus que a Igreja Católica preservou a bíblia.  Então, mérito para o catolicismo.
A Imprensa – Gutemberg
O protestantismo, por Lutero pai das igrejas evangélicas, tem sua fundação recente, quando a bíblia já se encontrava completa e em fase inicial de expansão facilitada para distribuição pelo surgimento da imprensa com Gutenberg somente entre 1425-1456 (o protestantismo surgiu em 1517) que imprimiu pouquíssimos exemplares (180), outros exemplares om 42 linhas. Pergunto: quantas bíblias circulavam no mundo, e aqui no Brasil no ano do seu descobrimento? Pelas informações e deduções é bem fácil imaginar. Pode-se dizer que praticamente ninguém lia a bíblia, a não ser  clero e alguns católicos, e não por proibição, mas por falta de exemplares.
         11ª PARTE
Mas com certeza é suficiente para apagar a impressão que querem fazer passar de que os livros sempre existiram e estiveram à disposição de todos e que os “católicos rejeitavam a Bíblia”. As medidas tomadas pela Igreja Católica nunca visaram impedir a propagação das Sagradas Escrituras e pode-se afirmar seguramente que não fosse a Igreja Católica os protestantes não teriam a bíblia. E se não fosse o padre Lutero, os “evangélicos” ainda seriam até hoje, católicos.
Outra coisa: Lutero não foi condenado, mas excomungado, situação diferente. Foi Lutero quem retirou os sete livros da Bíblia. Lutero não foi excomungado porque queria “levar a bíblia às mãos do povo” conforme está bem claro, mas por outros motivos.
Conclusão do tema:
Concluo refutando toda e qualquer ofensa ou contestação contra a Igreja Católica e convoco os católicos a tomarem posição firme na sua fé, estudando a doutrina cristã católica, nela confiando como única Igreja Verdadeira fundada por Jesus, depositária da fé e sucessora dos apóstolos.
Recomendo a leitura no link adiante sobre a impressão gráfica da bíblia  ou clicando no ASSUNTO: biblia 1 E biblia 2. da pagina principal. 
http://diacononarelvi.blogspot.com.br/2014/01/biblia-desde-quando.html
Dc Narelvi.

Nenhum comentário:

Postar um comentário